A semana do RIAS começou com a conclusão do projeto com os alunos do concelho de Vila do Bispo. Desta vez, e ainda a tempo de celebrar o Dia da Criança, fomos devolver à Natureza o ouriço-cacheiro apadrinhado pelos alunos da escola de Vila do Bispo.
Terça-feira deu-se início a Semana da Criança e do Ambiente no Jardim Pescador Olhanense, onde ao longo de 4 dias, todos os alunos da pré-escolar e ensino primário do concelho de Olhão puderam aprender e brincar ao mesmo tempo.
Desde vários stands com atividades pedagógicas, a insufláveis e uma peça de teatro sobre os plásticos nos oceanos.
Na atividade que desenvolvemos, falámos brevemente do que são animais selvagens, e a seguir mãos-à-obra. Precisávamos descobrir onde costumam as cegonhas fazer ninho. E os ouriços? E as gaivotas?
Foram mais de 400 as crianças que aprenderam que, apesar de termos gaivotas na cidade, elas têm por hábito fazer os seus ninhos nas praias. Apesar de um cágado poder ser chamado de tartaruga, não colocam os ovos na praia, mas sim junto a lagos.
Esperamos desta forma ter sensibilizado estes pequenos a preservar o ambiente, e todos os seus habitantes, sejam eles pardais, melros, cágados, gaivotas, cegonhas ou corujas.
Obrigada a todas as turmas que nos visitaram, e um muito obrigada à Câmara Municipal de Olhão pelo convite.