A 7a edição do Curso Prático de Introdução à Medicina de Fauna Selvagem aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de novembro e contou com 31 participantes vindos um pouco de todo o país.
No primeiro dia, o foco esteve em mostrar como funciona um centro de recuperação de fauna selvagem de uma forma geral, com especial ênfase para o RIAS, e a associação que o gere – ALDEIA – e os diferentes departamentos necessários ao bom funcionamento do centro.
Posteriormente, deu-se início ao módulo de identificação de algumas das espécies de répteis, mamíferos e aves que recebemos.
No dia seguinte, os participantes receberam algumas indicações de como mansuear e capturar animais selvagens, e de seguida, puderam simular isso mesmo com cadáveres. Apesar de não ser obviamente a mesma situação, é a forma de dar-lhes uma ideia do tamanho do animal, e de como segurar corretamente cada espécie.
Depois de tudo isto, chegou o momento de dar-se início aos módulos sobre receção e identificação de causas de admissão, sintomas e tratamentos relativos aos diferentes grupos de animais.
Como em quase todos os módulos, a componente teórica foi complementada com uma parte prática, permitindo aos participantes realizar eles mesmo o diagnóstico dos animais expostos, e proceder à colocação de ligaduras e/ou administração de medicação como se de uma situação real se tratasse.
Quase a terminar este curso, puderam ainda visitar as instalações do RIAS para conhecer de perto onde toda a ação acontece.
Obrigada a todos os participantes que estiveram connosco e pelo interesse no nosso trabalho.
E obrigada ao Parque de Campismo e Caravanismo de Olhão, por todo o apoio dado no alojamento dos nossos participantes.