Depois de falarmos em sala sobre o projeto LIFE Ilhas Barreira, 4 turmas do concelho de Olhão foram visitar a Ilha Deserta, onde acontece a maioria das ações deste projeto. Contámos com o transporte da Animaris, parceiros deste projeto.
E que melhor semana para realizar estas saídas do que a que antecede o Dia Mundial das Aves Migratórias (14 de maio 2022)?
Conseguimos ver dezenas de gaivotas-de-audouin (Larus audouinii) pousadas junto aos ninhos, e chilretas (Sternula albifrons) a capturar o seu alimento em plena Ria Formosa.
Estas espécies – ambas com estatuto de conservação ‘Vulnerável‘ em Portugal – chegam ao nosso país na primavera/verão, altura em que procuram um local para nidificar.
Ao longo deste passeio, pudemos ainda reforçar a importância das dunas e da vegetação nativa nela existente, e mostrar alguns dos locais onde já foram removidas plantas invasoras (agave, acácia e chorão, p.e.).
Para complementar o conhecimento destes jovens sobre a fauna da região, na semana seguinte, visitaram o RIAS para conhecer melhor o nosso trabalho e as espécies que mais ingressam no centro. E claro, não os deixámos ir sem que tivessem a experiência de libertar um animal connosco.