De forma a promover e divulgar os valores naturais e culturais que estão na base do processo de Classificação e Criação da Reserva Natural Local da Foz do Almargem e do Trafal, o município de Loulé organizou um “Dia Aberto” na área a classificar. Para preencher este dia com atividades, contou com a presença de várias entidades, uma das quais, o RIAS.
Começámos a nossa sessão da melhor forma possível – com a devolução à natureza de uma gaivota-de-patas-amarelas (Larus michahellis) que esteve quase dois meses em recuperação no centro.
Depois de libertar esta ave de novo ao seu habitat, focámo-nos numa outra espécie, a chilreta, uma pequena ave marinha que nidifica nas nossas praias durante a primavera/verão. É nesta altura que os seus ninhos sofrem ameaças por parte das pessoas que frequentam os mesmos sítios, e que acabam muitas vezes por pisar acidentalmente.
Nesta atividade, simulámos a existência de ninhos de chilreta para que os pequenos pudessem monitorizar e ajudar a proteger esta espécie.