O RIAS/ALDEIA e toda a equipa do projecto LIFE + Trachemys, têm o prazer de anunciar que na próxima quarta-feira, dia 12 de Junho, iremos proceder à libertação dos primeiros 40 indivíduos de Cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis) nascidos em cativeiro, acção inédita em Portugal.
A libertação dos primeiros animais decorrerá às 10:30h na Lagoa de São Lourenço (Almancil), junto ao observatório de aves. Em seguida, está prevista a libertação dos restantes indivíduos na Lagoa da Quinta do Lago Sul, pelas 11:30h, e na Lagoa das Dunas Douradas, pelas 12:30h.
Contamos consigo para assistir a este momento de grande importância para a conservação desta espécie de cágado!
A reprodução em cativeiro do Cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis), uma espécie considerada Em Perigo de extinção em Portugal, é um dos objetivos do Projeto LIFE+ Trachemys, que se iniciou em 2011, em resultado de uma parceria entre o CIBIO, o Parque Biológico de Gaia e a Associação ALDEIA/RIAS, em Portugal, e a Generalidade Valenciana e a empresa Vaersa, em Espanha.
Estes nascimentos em cativeiro têm como objetivos aumentar a reduzida taxa de sobrevivência dos animais nos primeiros anos de vida e reforçar as populações selvagens desta espécie. Os resultados obtidos representam já o equivalente a um acréscimo de cerca de 1/3 da população total existente nas lagoas abrangidas pelo Projeto.