A semana do RIAs começou com a visita de um grupo de jovens do Centro Pedagógico Kids Meeting.
Vieram relembrar algumas das coisas que aprenderam o ano passado quando visitaram o centro, e viram alguns dos animais que temos em recuperação, através das câmaras de vigilância.
Saíram do RIAS a saber que animais nos chegam e porquê, mas principalmente a saber como proceder caso encontrem um animal selvagem ferido.
No final da visita, surpreendemos o grupo com a devolução à Natureza de uma cegonha-branca (Ciconia ciconia). Esta ave ingressou no RIAS com um fio preso na pata, havendo necessidade de recorrer a cirurgia para lhe ser amputado um dos dedos.
Felizmente, isto não a impediu de voar ou alimentar-se, e por isso, conseguimos devolvê-la ao seu habitat.
Terça à noite realizámos a última atividade deste Verão em parceria com a Ciência Viva no Verão: Saída noturna para observação de camaleões.
É sempre uma atividade recebida com entusiasmo e expectativa por parte dos participantes. Nesta noite foi possível vermos 3 camaleões e ainda fomos surpreendidos pela observação de dois noitibós-de-nuca-vermelha (Caprimulgus ruficollis) em repouso no chão.
Para terminar a semana, foram devolvidos à Natureza dois andorinhões-pálidos (Apus pallidus) que ingressaram no RIAS após terem caído do ninho, apresentando ainda sinais de crescimento das penas.
Agora com todas as penas completamente formadas e a conseguirem alimentar-se, estão aptos a sobreviver sozinhos.