As gaivotas-de-patas-amarelas e gaivotas-d’asa-escura são as espécies de gaivotas que mais recebemos. Por vezes, e geralmente com os mesmos sintomas (desidratação, diarreia, paralisia), também recebemos outras espécies, como o guincho-comum (Chroicocephalus ridibundus) e a gaivota-de-cabeça-preta (Larus melanocephalus). Foram estas duas espécies que devolvemos à Natureza no passado Sábado.
O guincho-comum é uma ave que ocorre em Portugal principalmente como invernante, e por isso, é tipicamente observado com a sua plumagem de Inverno, como visto nas nossas imagens. Na época nupcial, desenvolve um capuz castanho.
Guincho-comum. |
A gaivota-de-cabeça-preta é uma espécie em muito semelhante ao guincho. Invernante em Portugal, pode ser observada entre Outubro e inícios de Março. É nesta altura que ruma para Norte, e muda a plumagem para um capuz preto, característica que a diferencia do guincho-comum.
Gaivota-de-cabeça-preta. |
Neste dia, vários patos (frisadas e galeirões) foram também devolvidos à Natureza. Ingressados com sintomas compatíveis com botulismo, precisaram de fluidoterapia (administração de fluídos) e uma alimentação adequada para recuperar.