Os voluntários que participam, ou participaram, no dia-a-dia do RIAS estão a aceitar o nosso desafio, enviando-nos as suas experiências no centro.
A Ana Almeida, a quem desde já agradecemos, enviou um pequeno e harmonioso texto a contar-nos a sua experiência nas actividades do centro no período de 6 a 12 de Setembro de 2011.
_______________________________________________________________
Desde miúda que guardava no meu imaginário a vontade de ajudar num “hospital” de animais selvagens. Foi tanto tempo depois que surgiu a oportunidade de o fazer, no RIAS!
Gostei muito e imaginei como teria delirado em criança em poder ver de perto o trabalho que por ali se faz! Além de poder contribuir um bocadinho pouco, que por ali há muito trabalho, o ano inteiro, foi espectacular ver de perto toda a bicharada a ser tratada e a ter uma segunda oportunidade no meio selvagem.
Desde que chegam os animais, trazidos por alguém que já se preocupou, ao diagnóstico feito pelos veterinários, tratamento e depois a preparação até que o animal reúna as condições necessárias para voltar ao meio natural até à sua libertação. Todo este processo é garantido pela equipa do RIAS e pelos inúmeros voluntários e estagiários. Perceber quais as causas de ingresso dos animais no centro, muitas vezes ligadas com actividades humanas, educar e sensibilizar a população, tudo faz parte do Contributo no qual todos podemos Participar!
Parabéns pelo trabalho e muita sorte para o futuro!
E quando as andorinhas voarem “do ninho” contem! Abraços para toda a equipa.
Ana Almeida
_______________________________________________________________