Devolução à Natureza de 2 corvos-pretos (Corvus corax)
Alcaria Ruiva – Mértola
7 de Dezembro de 2016
Estas aves foram devolvidas à natureza por representantes do SEPNA/GNR de Almodôvar e do ICNF.
Devolução à Natureza de 5 grifos (Gyps fulvus)
Alcaria Ruiva -Mértola
7 de Dezembro de 2016
Os grifos foram libertados por representantes do RIAS, SEPNA/GNR de Almodôvar, ICNF e da empresa NAV.
Devolução à Natureza de um milhafre-real (Milvus milvus)
Castro Verde
7 de Dezembro de 2016
o nosso centro pela LPN. O animal estava em estado bastante preocupante com
espuma na boca, contracções pupilares, apático e hipotérmico. O quadro clínico indicava que tinha sido vítima de envenenamento. Nos primeiros dias foi medicado e alimentado por sonda, pois não tinha forças para se mexer. Quando recuperou e começou a comer sozinho foi transferido para uma instalação exterior.
Este milhafre-real foi o único sobrevivente de entre 14 animais selvagens vítimas deste caso de envenenamento na ZPE de Castro Verde. Se não fosse a rápida actuação do técnico da LPN que o encontrou e o encaminhou imediatamente para o RIAS, o animal não teria sobrevivido.
Antes da sua devolução à natureza, esta ave foi marcada com marcas alares, umas placas coloridas presas nas asas. Estas placas têm um código alfa-numérico que permite a sua identificação individual à distância, quando a ave está em voo. Esta é uma técnica testada e aprovada pelas entidades competentes e permitirá obter algum feedback do sucesso da recuperação e da re-adaptação deste indivíduo à natureza.
Foi devolvido à natureza na presença de cerca de 150 crianças do centro escolar nº 2 de Castro Verde que o baptizaram de “Estrelinha”.
Estiveram também presentes neste momento elementos do SEPNA/GNR de Almodôvar, o presidente da direcção da Zona de Caça de Entradas, um representante da Associação de Agricultores do Campo Branco, o vereador do ambiente da Câmara Municipal de Castro Verde, alunos da Universidade Sénior de Castro Verde, representantes da Liga para a Protecção da Natureza, do Parque Natural do Vale do Guadiana e do Parque Natural da Ria Formosa.
Devolução à Natureza de uma coruja-das-torres (Tyto alba)
Carregueiro – Aljustrel
7 de Dezembro de 2016
A coruja foi devolvida à Natureza por quem a encontrou e ficou baptizada de “Carregueiro”.