Hoje comemora-se a Educação Ambiental em todo o mundo.
Este dia tem a sua origem na Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, celebrada na Suécia, a Junho de 1972. Nela foi discutida a importância de cuidar do ambiente e foi exposta a necessidade de existirem princípios comuns que proporcionariam à sociedade uma inspiração e um caminho para preservar e melhorar o nosso ambiente.
Deixamos aqui alguns marcos importantes na história da Educação Ambiental em Portugal:
– 1948: criação da Liga para a Proteção da Natureza (LPN).
– 1976: a Constituição da República Portuguesa torna-se uma das constituições mais progressistas em matéria ambiental, consagrando no seu artigo 66º, os “direitos ao ambiente” .
– 1971: criação da Comissão Nacional do Ambiente (CNA).
– 1997: a Constituição da República Portuguesa passa a atribuir ao Estado, em colaboração com as autarquias e com a participação dos cidadãos, a responsabilidade de promover a “Educação Ambiental” e o “respeito pelos valores do ambiente”.
– 1985: foi fundada a Quercus.
– 1986: entrada de Portugal na Comunidade Económica Europeia.
expressão “Educação Ambiental” é pronunciada pela primeira vez num debate parlamentar na Assembleia da República .
– 1988: criada a Associação Almargem, com grande importância a nível regional em matéria de sensibilização ambiental.
– 1990: criado o Ministério do Ambiente e dos Recursos Naturais.
surge a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA).
– 1997: criado o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (Decreto-Lei n.º 221/97, de 20 de Agosto) no âmbito da Declaração do Rio.
– 2003: criada a Associação ALDEIA, sendo um dos seus objectivos a conservação da natureza e a educação ambiental da comunidade.
– 2007: criada a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), por fusão do Instituto do Ambiente e dos Instituto dos Resíduos.
Recriado o ICNB (hoje ICNF).
No RIAS, a Educação Ambiental sempre foi uma parte importante do centro (em funcionamento desde 2009). Temos várias atividades disponíveis, e desenvolvemos novas, de forma a ir ao encontro dos interesses de quem nos contacta.
Até hoje, o nosso centro já chegou a cerca de 70 000 pessoas no que diz respeito a sensibilização ambiental. Esperamos todos os anos fazer mais e melhor, sempre a pensar no nosso planeta.
FELIZ DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL!!!!