Em meados de maio fomos contactados por uma senhora que encontrou três crias de ave a atravessar uma estrada na região de Lagoa. Pela descrição dada parecia tratar-se de uma espécie limícola, algo que veio a confirmar-se quando estas pequenas aves chegaram ao nosso centro – tratava-se de crias de pernilongo (Himantopus himantopus).
Durante o exame físico, não foram observadas lesões físicas, mas aparentavam estar, em graus diferentes, desidratadas e subnutridas. Foi necessário recorrer à administração de fluídos sub-cutâneos nos primeiros dias para reforçar a hidratação destas crias.
Apesar dos esforços da nossa equipa, e dado o avançado estado de debilidade, uma destas crias não resistiu. As outras duas para alívio da equipa, estão a comer sozinhas e já foram transferidas para uma câmara de recuperação adaptada para ir de encontro ao habitat preferencial da espécie.
Infelizmente, os ferimentos da galinha-d’água eram demasiado graves, e também esta, acabou por não resistir.
Temos agora as duas crias de pernilongo a crescer e ganhar peso de dia para dia. Temos esperança que daqui a umas semanas possamos partilhar com vocês a devolução à Natureza destes pequenos sobreviventes.