Em conjunto com a reabilitação de animais selvagens e a investigação dos fatores de risco para a sua conservação, a sensibilização ambiental da sociedade é um dos principais objetivos do RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens. A semana passada foi preenchida com atividades de sensibilização ambiental, ilustrou bem o trabalho que é desenvolvido pelo RIAS neste último tópico.
Na quarta-feira, durante a Mostra de Boas Práticas de Voluntariado Jovem que decorreu em Faro, no auditório do Instituto Português do Desporto e da Juventude, foi dada voz aos depoimentos dos voluntários que passaram pelo RIAS neste último ano no âmbito do Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas.
Os voluntários do RIAS relataram as suas experiências na Mostra de Boas Práticas de Voluntariado Jovem. |
Na quinta-feira, o espaço interpretativo do RIAS recebeu a visita de vinte alunos da turma do 5ºD da EB2,3 Prof. Paula Nogueira de Olhão, onde lhes foi dado a conhecer o funcionamento de um centro de recuperação de animais selvagens, e também algumas curiosidades acerca da biologia de várias espécies da nossa fauna selvagem.
Alunos do 5ºD da EB2,3 Prof. Paula Nogueira explorando os conteúdos do centro de interpretação ambiental do RIAS. |
Na sexta-feira, o centro de interpretação ambiental recebeu nova visita escolar. A pedido da diretora da turma do 5ºB da Escola D. Manuel I de Tavira, desenvolvemos uma atividade interativa com os 24 alunos da turma, subjugada ao tema “Quem protege os animais selvagens no sotavento algarvio?”. Em simultâneo, mas em outro local, no circuito dos Pinheiros de Marim, explicámos aos alunos do 2º ano da EB1/JI n.º6 de Olhão a importância da floresta autóctone enquanto novas árvores eram plantadas pelas suas próprias mãos.
Alunos do 5ºB da Escola D. Manuel I de Tavira durante a atividade “Quem protege os animais selvagens no sotavento algarvio?” |
No sábado, foram professores os nossos alunos, na formação “A Ria Formosa como sala de aula teórico-prática” organizada pela Ordem dos Biólogos na Quinta de Marim. Durante a saída de campo inserida nesta formação, estes professores de Biologia puderam estrear-se na observação de várias espécies de aves.
Participantes na formação “A Ria Formosa como sala de aula teórico-prática” observando alcaravões (Burhinus oedicnemus) na Quinta de Marim. |
Por outro lado, as atividades de reabilitação de animais no nosso centro não pararam. Um tordo-comum (Turdus philomelos), que esteve em recuperação no último mês, foi devolvido à natureza durante o SÁBADO LIVRE, e ingressaram 13 animais, entre os quais dois cágados-mediterrânicos (Mauremys leprosa) e um ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus).
Ouriço-cacheiro em recuperação no RIAS após ter sido predado por animais domésticos. |
Estes novos animais somam-se à lista de animais em recuperação que aguardam apadrinhamento. Apoie o nosso trabalho através do apadrinhamento de um animal selvagem e torne-se um membro ativo na conservação da natureza em Portugal!